O Corredor Norte tem se consolidado como a melhor opção para o escoamento da produção da região Centro-Oeste, e segue expandindo a cada ano. Os portos do Arco Norte continuaram sendo a principal opção logística para escoamento de grãos originados no Mato Grosso.

A Hidrovias do Brasil contribuiu com o desenvolvimento do Arco Norte por meio do seu robusto sistema logístico integrado e independente, e está se preparando para atender à crescente demanda projetada para os próximos anos na região.

OUR STRUCTURE

Estação de Transbordo de Carga (ETC) - Itaituba/PA

A ETC recepciona os caminhões que chegam pela BR-163, realiza o transbordo das cargas nas barcaças, que são conduzidas por meio da navegação fluvial para o TUP da Hidrovias do Brasil, em Barcarena/PA.

 

Highlights:

  • Capacidade anual de 6,5 milhões/ton
  • The ability to operate 2 products at the same time (corn and soybeans);
  • 144.000 tonnes of static capacity – the largest in the region;
  • 4 side hoppers with an average capacity of 22.000 tonnes per day;
  • Floating Pier with an average capacity of 26.000 tonnes per day
Terminal de Uso Privado (TUP) - Barcarena/PA

O TUP recebe barcaças e caminhões com grãos, realiza o processo de armazenagem e elevação das cargas para os navios de exportação.

 

Highlights

  • Capacidade anual de 7,2 milhões/ton
    240 thousand tonne static capacity for storing corn and soybeans;
  • The company already has a license to expand the static capacity to up to 360 thousand tonnes and the size of current area would already support this expansion and even further, optimizing future investments;
  • Average barge unloading 30 thousand tonnes per day capacity;
  • Sistema de carregamento de Navios com capacidade de 2.500 t/h;
  • Ship pier: the ability to operate capesize ships at our pier/terminal;

1 berth (mixed anchoring system) (sistema misto de fundeio) para recepção de navios de fertilizantes.

Fertilizer Operation

Desde 2017, a Hidrovias do Brasil foi pioneira em viabilizar a importação de fertilizante ao Brasil na rota entre Barcarena à Miritituba, trazendo mais competitividade ao agronegócio brasileiro, por meio da utilização do frete de retorno.

 

Highlights

  • Our fertilizer operation takes place at CDP (Companhia Docas do Pará), um porto público;
  • We have a transport capacity of 500 thousand tonnes per year.