GESTÃO SUSTENTÁVEL

Priorizar o desenvolvimento sustentável faz parte da nossa missão, está em nosso DNA. Para isso, atuamos em três pilares da sustentabilidade: Ambiental, Social e Econômica. 

Além de medidas preventivas e de redução dos impactos ambientais, a companhia procura manter uma relação de diálogo, transparência e incentivo às comunidades locais nas regiões em que opera, contando ainda com o apoio de um Sistema de Gestão Integrado (SGI). 

Sustentabilidade em nossa essência

O modal hidroviário é o transporte comprovadamente mais ecológico existente. Uma barcaça usada para o transporte de grãos equivale a 1.200 caminhões retirados das estradas. Especificamente na região do Rio Tapajós, uma das áreas de atuação da Hidrovias do Brasil, a operação retira cerca de 90 mil caminhões por ano das estradas ao fazer o transporte da carga por meio dos rios. Além disso, o meio hidroviário é o que menos emite CO2 por tonelada transportada.

Sustentabilidade Ambiental

Nossas operações terrestres e aquaviárias buscam considerar a capacidade suporte do ambiente em alinhamento a uma visão estratégica e colaborativa. Estamos trilhando caminhos de integração e colaboração para potencializar nossas ações positivas, mitigadoras e preventivas, em amplo aspecto. 

Conheça abaixo um pouco mais sobre nossas ações:

Gerenciamento de resíduos sólidos

O gerenciamento de resíduos sólidos em nossas operações tem como objetivo aplicar os melhores tratamentos disponíveis aos resíduos, com foco na redução dos impactos ambientais e no aprimoramento contínuo de processos para não geração, reaproveitamento e práticas da economia circular.

Nossos resíduos orgânicos de varrição gerados são destinados à compostagem – mais limpo processo de reaproveitamento de orgânicos que gera como subproduto adubos orgânicos líquidos e sólidos.

60% dos resíduos classe I e II já podem ser destinados para blendagem – processo de geração de novas fontes de energia.

Monitoramento de Qualidade das Águas Superficiais

Realizamos a coleta de amostras, em pontos estrategicamente dispostos em nossos terminais, para garantir a qualidade das águas nos perímetros portuários. Este monitoramento nos demonstra que, desde o período da implantação de nossa operação no Norte do país, não houve interferência negativa proveniente das atividades da companhia.

Monitoramento da Qualidade dos Efluentes

O programa está diretamente relacionado à qualidade das águas. Cada uma das unidades (ETEs) em terra recebem campanhas trimestrais de monitoramento da qualidade, garantindo a integridade das águas locais.

Monitoramento de Fauna Terrestre e Aquática

Realizamos acompanhamentos regulares sobre a permanência das comunidades de espécies ou as possíveis alterações decorrentes da operação.

Classificação dos resíduos a bordo

Nossos empurradores contam com locais adequados para a disposição de resíduos sólidos e eles são separados de acordo com a Marpol 73/78, que traz as regras para a prevenção da poluição ocasionada por navios.

Prevenção a bordo

Nossas embarcações estão equipadas com materiais para ação em emergências ambientais e equipes treinadas para o combate preliminar de eventos danosos que possam comprometer a qualidade das águas e o monitoramento da qualidade dos efluentes fortalece nosso comprometimento em manter as águas locais livres de contaminação.

Atuação nas localidades

Em Itaituba (PA), fazemos parte da associação de empresas do setor logístico que, a partir do Licenciamento Ambiental, iniciou um processo de planejamento integrado, multifuncional e estratégico para o desenvolvimento regional assumindo premissas da gestão estratégica integrada territorial. Em um movimento único, promovemos com os parceiros uma ampla rede de monitoramento ambiental que engloba os recursos naturais essenciais como água, solos, ar, fauna/flora e comunidades.

Em Barcarena, atuamos como propulsores do desenvolvimento local e regional sustentável, potencializando o desenvolvimento econômico da região, buscando continuamente aumentar nosso negócio com projetos inovadores com o mínimo de impacto ambiental possível, sempre com foco na excelência operacional, melhoria contínua, fortalecimento e desenvolvimento das relações com as partes interessadas e no controle preciso de riscos ambientais. 

Estamos alinhados ao que há de mais inovador na gestão da sustentabilidade em nossa companhia e somos difusores do ideal de comprometimento comum e integrado.

Reconhecimento

A Hidrovias do Brasil possui diversas certificações nacionais e internacionais e é constantemente avaliada por auditorias de agências internacionais multilaterais, como, por exemplo, o Banco Mundial – IFC (International Finance Corporation). Além disso, a Hidrovias mantém todas as licenças ambientais exigidas pelas autoridades competentes. Já conquistamos diversos prêmios e reconhecimento nos últimos anos, como o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, Latin America Quality Award e o Certificado de Qualidade Brasil, que valida seu compromisso com EHS, qualidade e responsabilidade social.

Sustentabilidade Social

Com a missão de contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos, em 2017, criamos o Instituto Hidrovias e firmamos um compromisso de longo prazo com a sociedade brasileira.

Tendo por base os objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU e a premissa de participação da sociedade na melhoria contínua das regiões onde atuamos, o Instituto se desenvolve em duas diretrizes: educação e incentivo aos projetos locais.

Educação

Atuaremos no tema educação por meio de quatro frentes:

•Capacitação profissional

•Formação escolar complementar

•Capacitação de gestores e educadores

•Melhoria na infraestrutura escolar

Projetos Locais

Os projetos locais terão nosso apoio de três formas:

•Fomento ao empreendedorismo

•Valorização da diversidade

•Acesso a programas de cultura e lazer

Clique aqui e conheça nossa política de Responsabilidade Social.

Conheça abaixo um pouco mais sobre os projetos apoiados pelo Instituto Hidrovias e nosso programa de Voluntariado Corporativo:

Vias do Bem – Voluntariado Corporativo

Nosso programa de Voluntariado Corporativo envolve todas as unidades da Companhia em diversas ações. Os colaboradores se mobilizam para visitarem instituições beneficentes e têm a oportunidade de arrecadar produtos e valores que são destinados a entidades locais.

Programa na Mão Certa

Com o objetivo de apoiar projetos de atenção às crianças e adolescentes vítimas ou vulneráveis à exploração sexual, firmamos parceria com a Childhood Brasil e nos tornamos signatários do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em 2017, formamos 20 multiplicadores, entre colaboradores da Hidrovias do Brasil e pessoas atuantes nas comunidades de entorno de nossa operação em Barcarena, Itaituba e Miritituba, tornando-os aptos a identificar situações críticas e realizar as denúncias e orientações necessárias.

Escola Dutra e Programa de Incentivo à capacitação Profissional

A Hidrovias construiu uma escola local em Barcarena (PA), seguindo os padrões sugeridos pela Unesco, que impacta a vida de mais de 900 jovens com educação de qualidade. Também apoiamos esses estudantes em sua busca para ingressar nas melhores Universidades da Região Norte do Brasil por meio de Bolsas de estudo. Disponibilizamos também cursos preparatórios para a redação do Enem.

Projeto Lixo Xiki

O projeto transforma materiais que originalmente seriam descartados em utensílios como bolsas, estojos e mochilas. A Hidrovias doa seus uniformes antigos para sejam utilizados como matéria prima para a confecção dos materiais. 

Parceiros

Childwood do Brasil

Na mão certa

Instituto Federal Tecnológico do Pará (IFPA)

Ideia de Impacto

Marinha do Brasil – Capitania dos Portos da Amazônia Oriental

Sonia Loureiro

Quer saber mais sobre o Instituto? Clique aqui e confira o book de ações