GESTÃO SUSTENTÁVEL

Priorizar o desenvolvimento sustentável é parte da nossa missão.

Atuamos em três pilares da sustentabilidade: Social, Ambiental e Econômica. Além de medidas preventivas e de redução dos impactos ambientais, a companhia procura manter uma relação de diálogo e transparência com as comunidades locais nas regiões em que opera, contando ainda com o apoio de um Sistema de Gestão Integrado (SGI).

Instituto Hidrovias

Com a missão de contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos, o Instituto Hidrovias firma um compromisso de longo prazo com a sociedade brasileira.

Nossa construção começa com o apoio do Instituto pelo Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), em identificar os temas mais importantes para contribuir com o desenvolvimento das regiões nas quais atuamos. O resultado desse trabalho nos levou a escolher as bandeiras de educação e fortalecimento dos projetos locais.

Em um  segundo momento, contamos com a participação dos colaboradores da Hidrovias do Brasil e das comunidades do entorno das operações, promovendo, assim, a mobilização e o engajamento desses públicos de interesse para escolher e refinar as nossas diretrizes.

Tendo por base os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e a premissa de participação da sociedade na melhoria contínua das regiões onde atuamos, seguimos contando com seu apoio para que nossos projetos possam alcançar nossas comunidades e contribuir para melhorar nosso País

Conheça nossas diretrizes:

Educação

Atuaremos no tema educação por meio de quatro frentes:

Capacitação profissional

Formação escolar complementar

Capacitação de gestores e educadores

Melhoria na infraestrutura escolar

Programa Pará Profissional

A educação é foco nos programas sociais incentivados pela Hidrovias. Por isso, nos associamos a entidades que fomentam a educação, qualificação profissional e empregabilidade nas comunidades em que atuamos.

Como resultado, contribuímos com formação de cerca de 250 pessoas em cursos técnicos de capacitação realizados pela Secretaria Tecnológica de Ensino (SECTET) e com a habilitação, em parceria com a Marinha do Brasil, de 90 pessoas da comunidade que, a partir de agora, poderão conduzir pequenas embarcações e fazer a diferença em sua renda familiar.

Projetos locais

Os projetos locais terão nosso apoio de três formas:

Fomento ao empreendedorismo

Valorização da diversidade

Acesso a programas de cultura e lazer

Clique aqui e conheça nossa política de Responsabilidade Social

Conheça o trabalho que já estamos realizando:

Programa na mão certa

Com o objetivo de apoiar projetos de atenção às crianças e adolescentes vítimas ou vulneráveis à exploração sexual, firmamos parceria com a Childhood Brasil e nos tornamos signatários do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em 2017, formamos 20 multiplicadores, entre colaboradores da Hidrovias do Brasil e pessoas atuantes nas comunidades de entorno de nossa operação em Barcarena, Itaituba e Miritituba, tornando-os aptos a identificar situações críticas e realizar as denúncias e orientações necessárias.

Programa bem-estar caminhoneiro

Realizado no município de Miritituba, o programa é voltado aos caminhoneiros que fazem o transporte de grãos. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, 53 BIS, Faculdade de Itaituba, Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Secretaria de Assistência Social e Instituto Federal Tecnológico do Pará (IFPA), mais de 300 pessoas foram atendidas durante o programa em 2017.

Voluntariado Corporativo

Nosso programa de Voluntariado Corporativo envolve todas as unidades da Companhia em diversas ações. Os colaboradores se mobilizam para visitarem instituições beneficentes e têm a oportunidade de arrecadar produtos e valores que são destinados a entidades locais.

Parceiros

Childwood do Brasil

Na mão certa

Instituto Federal Tecnológico do Pará (IFPA)

Ideia de Impacto

Marinha do Brasil – Capitania dos Portos da Amazônia Oriental

Sonia Loureiro

Possuímos diversas certificações nacionais e internacionais e já conquistamos alguns prêmios e reconhecimentos nos últimos anos, como o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, Latin America Quality Award e o Certificado de Qualidade Brasil, que valida seu compromisso com EHS, qualidade e responsabilidade social.

Sistema de
Gestão
Integrado
QSEHS

A Hidrovias do Brasil atua de acordo com os três pilares da sustentabilidade (Social, Ambiental e Econômico), respeitando a legislação vigente, questões de responsabilidade social e a segurança operacional em suas atividades. Além de medidas preventivas e de redução de impactos ambientais, a companhia procura manter uma relação de diálogo e transparência com as comunidades locais nas regiões em que opera, contando ainda com o apoio de um Sistema de Gestão Integrado (SGI) que visa cumprir normas internas e externas, nacionais e internacionais. Priorizar o desenvolvimento sustentável é parte da missão da Hidrovias do Brasil.

A Hidrovias do Brasil possui diversas certificações nacionais e internacionais e já conquistou diversos prêmios e reconhecimento nos últimos anos, como o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, Latin America Quality Award e o Certificado de Qualidade Brasil, que valida seu compromisso com EHS, qualidade e responsabilidade social.

Para visualizar a Política do Sistema de Gestão Integrado, clique aqui.

Confira nossa Política de Responsabilidade social, clique aqui.